Vila Velha moderniza frota para transporte de pacientes

A Prefeitura de Vila Velha ampliou, de sete para 12 veículos, o número de vans que são utilizadas para transporte de pacientes. O transporte eletivo de pacientes para tratamentos contínuos como hemodiálise, fisioterapia e oncológicos está em pleno funcionamento, buscando o usuário em sua residência, transportando-o até o local do tratamento de saúde e, após, levando-o de volta à sua casa, gratuitamente.

Atualmente, 150 pessoas são beneficiadas pelo atendimento. Quem estiver necessitando do serviço deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a entrevista com o profissional de saúde autorizado, portando cópias dos seguintes documentos:

  • Cartão SUS
  • Identidade com foto
  • Comprovante de residência
  • Laudo médico
  • Declaração da instituição informando o horário, datas dos tratamentos e telefone.

Após o cadastramento, o usuário preencherá a ficha de solicitação de transporte. Se o paciente não puder comparecer, o responsável ou acompanhante deverá ir até a unidade de saúde para fazer os procedimentos cadastrais. O transporte deve ser solicitado com no mínimo 72 horas de antecedência.

O transporte eletivo está sob a gestão da Subsecretaria de Atenção Especializada à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, e foi regulamentada pelo Decreto nº 251/2014, que estabeleceu os procedimentos para o gerenciamento e controle do transporte de pessoas sob cuidados de saúde, por meio de ambulâncias ou outras formas de transporte adaptadas exclusivamente para tal fim, visando à padronização de rotinas para o serviço de transporte de pacientes em Vila Velha.

Esta instrução normativa abrange todos os estabelecimentos da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam diretamente as atividades de transporte de pacientes usuários do SUS somente do município de Vila Velha.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.