Uma cidade que encanta por suas belas paisagens, ilhas, praias e contornos. Essa é Vitória, que, neste domingo (8), comemora seu 468º aniversário. Com 104,3 km² de área, a cidade é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas e conta com um arquipélago formado por 34 ilhas e uma região continental, apresentando um dos cenários litorâneos mais bonitos do País.
Centro Histórico
Além de permitir ao visitante observar e apreciar ricos aspectos históricos, arquitetônicos e culturais da cidade em sua caminhada pelo Centro Histórico, o traçado moderno e bem estruturado oferece toda infraestrutura necessária para uma estadia inesquecível.
Moradores e turistas podem escobrir um pouco da formação da cidade. Os monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico são uma boa opção: Catedral Metropolitana de Vitória, Convento de São Francisco, Igreja do Rosário, Igreja de São Gonçalo, Capela de Santa Luzia, Convento do Carmo e Theatro Carlos Gomes.
Parques
A capital reúne ainda diversos parques naturais, nos quais é possível contemplar a natureza, se divertir com a família, se exercitar ou relaxar. Alguns deles são: Parque Moscoso, Parque Pedra da Cebola, Parque Horto de Maruípe, Parque da Fonte Grande, entre outros.
Entretenimento
Além disso, a cidade está preparada para oferecer o melhor do entretenimento, com restaurantes sofisticados, bares com música ao vivo e boates que agitam a vida noturna e são um convite ao deleite dos visitantes.
Gastronomia
A gastronomia é outro grande atrativo. É impossível visitar a cidade e não experimentar a tradicional moqueca e torta capixabas servidos na panela de barro. O artefato é confeccionado pelas paneleiras no Galpão de Goiabeiras, um saber que vem passando por gerações há mais de 400 anos e é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Há restaurantes para todos os gostos, passando pelas iguarias da culinária regional que encantam os turistas, até os mais sofisticados pratos da cozinha internacional. Além disso, a cidade vem apostando na realização de festivais gastronômicos para atrair mais visitantes e divulgar a culinária local.
Localização
Além dos seus atributos naturais e gastronômicos, a localização de Vitória é um fator estratégico para o desenvolvimento turístico local. A capital está próxima dos principais centros emissores de turistas do Brasil e dispõe de uma forte rede hoteleira. Eventos e negócios movimentam a cidade o ano inteiro.
Bus tour
O passeio no ônibus panorâmico turístico com serviço de city tour, presente nas maiores cidades do mundo, oferece uma experiência única para quem visita a ilha de Vitória. Com a parte superior aberta, os passageiros percorrem as principais atrações turísticas da capital com uma vista ampla e privilegiada.
Turismo de lazer
As ações implementadas pela Prefeitura de Vitória para divulgar a cidade como destino turístico têm contribuído para o aquecimento do setor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES), a taxa de ocupação hoteleira vem apresentando crescimento mês a mês.
No mês de julho, a média registrada apresentou crescimento de 10,65% na comparação com o mesmo período do ano passado. O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o avanço é resultado da estruturação do setor.
“O crescimento do turismo de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo. Vale destacar os investimentos na capacitação dos profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao turista (CATs) e Visitar Centro Histórico. Somente em 2019 foram realizadas seis capacitações”, revela.
Mapa turístico
Todos os atrativos da cidade podem ser conferidos no mapa turístico “Vem para Vitória. Vem para a Ilha”, disponível em hotéis, pousadas e pontos turísticos da capital. O material traz uma breve apresentação da cidade e traz dicas do que fazer, onde fotografar, o que comer, entre outras informações importantes. Dividido por segmentos, com o mapa o turista pode se locomover com tranquilidade e montar o roteiro de acordo com seu interesse.
Observação de baleias
Vitória também vem ganhando destaque no turismo de observação de baleias jubarte. A temporada 2019 de avistamento dos cetáceos começa em junho e segue até outrubro, com saídas do píer do Cais do Pescador, na Enseada do Suá.
Os passeios acontecem aos finais de semana e feriados, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem o embarque. Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da capital. O percurso até o local de observação dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), com até três horas para contemplação das espécies.