
A Prefeitura de Vitória está construindo um reservatório de água da chuva com capacidade para cinco milhões de litros, equivalente a duas piscinas olímpicas. Essa iniciativa visa reduzir os alagamentos em seis bairros da capital capixaba.
O ‘piscinão’, localizado no bairro Santa Tereza, beneficiará diretamente os moradores de Mário Cypreste, Santo Antônio, Inhanguetá, Estrelinha, Grande Vitória e Universitário. Lideranças comunitárias desses bairros participaram da vistoria da obra, que faz parte de um sistema de drenagem mais amplo para conter enchentes na Grande Santo Antônio.
Estrutura e Desafios da Obra
Com 40% da construção já concluída, a expectativa é que o reservatório seja finalizado até outubro de 2025. A obra está sendo realizada no local de uma antiga estação de tratamento de esgoto da Cesan. O reservatório atuará como um tanque enorme, recebendo água excedente quando as chuvas superam a capacidade de escoamento do canal principal. Equipado com bombas, o sistema garantirá o esvaziamento do reservatório após cada precipitação.
O prefeito Lorenzo Pazolini enfatizou a importância do projeto: “É uma obra crucial que mitigará os efeitos das chuvas e colaborará para o bem-estar da comunidade em vários bairros da região.”
Por sua vez, o secretário de Obras, Gustavo Perin, destacou os desafios enfrentados na execução. “Estamos lidando com um terreno rochoso, onde é necessário cravar estacas para a construção. Superaremos esses obstáculos e, em breve, teremos um reservatório que também servirá para projetos sociais da comunidade,” afirmou.